Campanhas educativas têm ajudado a reduzir em 30% os acidentes de trânsito fatais em Santarém

Resultado de levantamento indica que número de acidentes em 2018 foi significativamente menor em comparação a 2017.
Detran fez um levantamento que aponta redução no número de acidentes — Foto: Weldon Luciano/G1

O número de acidentes de trânsito com mortes diminuiu, segundo um levantamento feito pelo Departamento de Trânsito (Detran), em Santarém, no oeste do Pará. Os dados se referem ao comparativo entre 2017 e 2018. Em 2017 foram registradas 43 mortes no trânsito, já em 2018, o número caiu para 14. De acordo com o Detran, a redução se deve às campanhas educativas.

Jean Silva, agente de fiscalização do Detran, ressalta que a redução é resultado das campanhas realizadas pelo órgão de trânsito e parceiros. “As pessoas hoje têm mais consciência no trânsito”, disse.

O índice de pessoas feridas em decorrência de acidentes de trânsito também diminuiu em 40%. De acordo com o levantamento, em 2018 foram 328 feridos, enquanto que em 2017, o número era de 540.

O estudo aponta que a maior causa de acidentes em Santarém é a embriaguez. De acordo com o levantamento em 2017, 753 acidentes foram registrados, número que caiu para 458 em 2018.

Segundo a psicóloga Giovana Brito, fatores como o estresse contribuem para que as pessoas tenham menos paciência no trânsito. “Quando estamos dispersos os nossos sentidos sensoriais trabalham mais lentamente, com isso ocorrem também os acidentes graves e até fatais”, explicou.

(Blog Agora Notícia )

Fonte G1 Santarém Pará

waldemir

Radialista/Blogueiro,