Busca ativa de casos suspeitos de hanseníase será intensificada em Santarém a partir de sexta, 25

Os casos suspeitos serão encaminhados às UBS’s para avaliação e definição do diagnóstico.
Avaliação de casos suspeitos de hanseníase será intensificada nas unidades básicas de saúde durante a campanha do Janeiro Roxo — Foto: Jéssica Alves/G1

No período de 25 de janeiro à 01 de fevereiro será realizada a semana de intensificação de busca ativa de casos suspeitos de hanseníase e contatos intradomiciliares em todas as unidades básicas de saúde (UBS’s) do município de Santarém, no oeste do Pará. A ação faz parte da Semana de Prevenção e Controle para a Eliminação da Hanseníase em Santarém, que tem como tema: tema “Hanseníase: Identificou. Tratou. Curou”.

Os casos suspeitos serão encaminhados às UBS’s para avaliação e definição do diagnóstico. Quanto mais cedo o paciente tem o diagnóstico, menores são as chances de sequelas relacionadas à doença.

A abertura da campanha acontece nesta quinta-feira (24), às 8h30, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com a atualização de profissionais de saúde da Atenção Básica, objetivando alertar a população sobre sinais e sintomas da doença, estimular a procura pelos serviços de saúde e mobilizar profissionais de saúde na busca ativa de casos, favorecendo assim o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a prevenção das incapacidades que a doença pode causar.

A hanseníase é uma doença causada por um bacilo que atinge pele e os nervos, principalmente dos olhos, mãos e pés. O modo de transmissão é por via respiratória e contato prolongado. A hanseníase não tratada pode causar deformidades nas mãos, pés, olhos e nariz.

Confira a programação do Janeiro Roxo, em Santarém:

Data: 24/01/2019

Hora: 08h30 às 11h00

Local: Auditório da UEPA (Av. Plácido de Castro, esquina com Clementino de Assis, Bairro: Aparecida)

Atividade: Atualização para profissionais de saúde, dando enfoque ao diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades físicas em hanseníase.

Data: 25/01/2019 à 01/02/19

Hora: 08h às 14h

Local: Unidades Básicas de Saúde

Atividade: ESF/EACS (equipes de saúde da família/equipes de agentes comunitários de saúde) – Intensificação de busca ativa de casos suspeitos e contatos intradomiciliares em todas as unidades de saúde do município.

(Blog Agora Notícia )

Fonte G1 Santarém Pará

waldemir

Radialista/Blogueiro,