PM e Bombeiros auxiliam Samu em resgate de paciente em surto psicótico

Paciente estava em Monte Alegre e o Samu teve que mandar uma equipe de Santarém para resgatá-la.
Foto: Polícia Militar/Monte Alegre

Familiares de uma paciente que tem transtorno mental acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santarém, no oeste do Pará, para resgatá-la no município vizinho Monte Alegre. Uma decisão judicial ampara a família para que o Samu faça o resgate da paciente sempre que ela apresentar surto psicótico, esteja ela onde estiver. O resgate foi feito na segunda-feira (26).

Para auxiliar no resgate de Rita de Cássia, uma equipe do 4º GBM (4º Grupamento de Bombeiros Militares) de Santarém acompanhou a equipe do Samu. Em Monte Alegre, o Samu também teve o apoio de policiais militares do 18º Batalhão Gurupatuba, para que o resgate fosse feito o mais rápido possível, sem perigo à integridade física da paciente em surto.

O resgate precisava ser rápido, porque a saída de uma equipe do Samu de Santarém para Monte Alegre, deixou a cidade que é um polo na região, com a capacidade de atendimento reduzida para socorro a vítimas de acidentes e remoção de pacientes de uma unidade para outra.

De acordo com o enfermeiro Joziel Colares, coordenador técnico do Samu, o tenente coronel Tarcísio Costa enviou uma equipe em viatura até o porto de Santana do Tapará, para apoio no transporte até a comunidade Jaquara, zona rural de Monte Alegre, onde Rita de Cássia estava.

Agradeço ao Corpo de Bombeiros de Santarém, à Polícia Militar e também à secretaria municipal de Saúde de Monte Alegre, por ter nos enviado uma ambulância para realizar o transporte da paciente. A cada dia que se passa, as nossas parcerias se fortalecem, pois juntos somos mais fortes”, disse o enfermeiro Joziel.

(Blog Agora Notícia )

Fonte G1Santarem 

waldemir

Radialista/Blogueiro,