Operação ‘Silêncio’ já apreendeu mais de 90 escapamentos irregulares de motos em Alenquer

Foto: DTA/Divulgação

A operação “Silêncio” já resultou na apreensão de 93 escapamentos irregulares de motocicletas em Alenquer, no oeste do Pará, até esta terça-feira (30). Os equipamentos causavam barulho e incomodavam a população, além de poluir o meio ambiente.

O trabalho conjunto é da Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito de Alenquer (DTA), Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

A operação iniciou dois dias antes da 19ª edição do Raid Alenquer-Curuá, que ocorreu de 19 a 21 de outubro. Muitos condutores haviam trocado os escapamentos de fábrica por outros fora do padrão, mais barulhentos. As irregularidades continuaram mesmo após o evento.

Foto: DTA/Divulgação

A troca dos escapamentos infringe a legislação que trata sobre a produção de ruídos. Pelo Código Brasileiro de Trânsito no Art. 230, XI, é considerado infrator o condutor que circular com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.

Os órgãos estão fazendo intervenções com o objetivo de fazer com que a situação na cidade volte à normalidade. Além dos escapamentos, algumas motos descaracterizadas (que tiveram peças trocadas) também estão sendo recolhidas para o pátio do DTA.

Após serem retirados de circulação, os escapamentos serão encaminhados aos órgãos competentes para destruição. A operação continua.

Blog Agora Notícia 

Com Informações G1Santarem Pa

waldemir

Radialista/Blogueiro,