Mulheres vencem derrubada dos mastros após homens trapacearem no encerramento do Sairé 2018

Ritual religioso com benção final e derrubada os mastros ocorreu na manhã desta segunda-feira (24) em Alter do Chão. Homens tinham derrubado primeiro, mas haviam empurrado o tronco forçando a queda.
Çairé
Foto: Alciane Ayres/Semc

Seguindo a tradição, a derrubadas dos mastros encerrou a programação do Sairé 2018 em Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará. O ritual ocorreu na manhã desta segunda-feira (24) e o primeiro mastro derrubado foi o dos homens, mas a vitória foi dada às mulheres após trapaça do grupo masculino. Eles tinham empurrado o tronco forçando a queda mais rápida.

A cerimônia de encerramento começou com alvorada de fogos e, em forma de agradecimento, o café regional no Barracão do Sairé, na Praça que leva o mesmo nome, foi oferecido aos participantes.

Çairé
Mastro dos homens sendo derrubados no encerramento do Sairé 2018 — Foto: Alciane Ayres/Semc

Antes de iniciar as machadadas que levam os mastros ao chão, dois comunitários subiram nos troncos de árvores e distribuíram aos visitantes as frutas que significam a fartura da festa e as bênçãos do Espírito Santo. As ornamentações foram tiradas para facilitar o corte.

Assim como há uma disputa entre homens e mulheres para levantar os mastros, também ocorre a competição para derrubá-los – dando segunda vitória consecutiva às mullheres. Depois que os dois estavam no chão, os representantes dos juízes e juízas fizeram a procissão para guardar os troncos de madeira.

Em seguida, o ritual de distribuição de Tarubá (bebida de macaxeira de fermentada) conhecido como “Quebra-Macaxeira” leva os visitantes e moradores a aproveitarem as últimas horas de uma tradição que já passa de 300 anos.

Por ser uma festa religiosa, ritos em devoção à Santíssima Trindade marcado com a benção final fizeram parte da programação.

Sairé

O Festival do Sairé, realizado todos os anos na vila balneária de Alter do Chão, no mês de setembro, congrega rituais religiosos, danças, músicas, culinária e encenação da lenda do boto, em uma programação que tem a duração de cinco dias. Neste ano, o evento foi realizado de 20 a 24 de setembro. À tarde será a apuração da disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, e à noite haverá a festa do barraqueiros.

Blog Agora Notícia 

Com Informações G1 Santarém 

waldemir

Radialista/Blogueiro,