Ministro da Integração Nacional visita obras da orla de Santarém

50% das obras que vão beneficiar a área portuária de Santarém estão prontas. A previsão é que elas sejam finalizadas até final de dezembro.
Foto: Reprodução/TV Tapajós

O ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua, esteve em Santarém para visitar as obras que estão sendo executadas na orla da cidade, bairro Laguinho, perto do bosque Vera Paz. O objetivo é avaliar como está o andamento das obras e como estão sendo investidos os recursos disponibilizados pelo Governo Federal.

O ministro estava acompanhado por integrantes da Defesa Civil Nacional, Defesa Civil municipal, pelo prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, secretário de Infraestrutura, Daniel Simões, e os engenheiros responsáveis pelas obras.

Está sendo finalizada a fundação, para que possa ser feita a construção do muro de contenção e instalação de seis píers, e, por fim, duas casas de bombas. 50% das obras já foram concluídas. A previsão era que as obras fossem entregues em outubro, mas ela teve que passar por ajustes.

A previsão da Prefeitura é que as obras sejam concluídas até final de dezembro para serem entregues no início de janeiro. O secretário de Infraestrutura disse que as placas pré-moldadas e os blocos de fundação já estão prontos.

“Tem um estaleiro fora de Santarém que está sendo executado, então isso vai possibilitar que obra caminhe mais rápido nesses últimos meses de 2018, agora aguardando o rio baixar, vai ser possível a conclusão da fundação. As maquinas da fundação já foram mobilizadas para os três que não foram possíveis executar”, informou Simões.

De acordo com o ministro Antônio de Pádua, a obra está sendo executada conforme o previsto no projeto. “Estamos vendo a qualidade da obra, que está sendo bem administrada, dentro das especificações. Nós vamos em campo, para que a obra saia com qualidade e a população ganhe. É uma obra importante. Vai mudar a realidade na área portuária”, afirmou.

O investimento é de pouco mais de 72 milhões de reais. O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração, já liberou 70% da verba. O restante será liberado assim que a Prefeitura fizer a prestação de contas do que já foi executado.

“Na semana passada conseguimos aprovar a última prestação de contas. Já foram liberados mais 14 milhões que completaram os 70%. Esperamos que até 10 de outubro consigamos atingir os 80% da obra e assim vamos estar habilitados a prestar contas dessa nova etapa que está em andamento e solicitar a última parcela, que são 30% e que vão representar um pouco mais de 21 milhões para garantir realmente a conclusão da obra”, ressaltou o prefeito Nélio Aguiar.

Blog Agora Notícia 

Com Informações G1 Santarém 

waldemir

Radialista/Blogueiro,