Sistema de monitoramento eletrônico de trânsito é apresentado em Santarém

Equipamentos devem funcionar a partir de janeiro de 2019. Além dos radares, agentes utilizarão talões eletrônicos.
Cameras
— Foto: Gustavo Campos/G1

Na tarde de quinta-feira (20), no auditório do Centro de Informação e Educação Ambiental (Ciam), agentes de trânsito e representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, conheceram o sistema de monitoramento de trânsito que será implantado na cidade.

Os representantes da empresa Atlanta – Tecnologia de Informação, vencedora da licitação, explicaram aos presentes como o sistema funcionará, a partir de janeiro de 2019, de acordo com a previsão dada pelo secretário municipal de Trânsito, Paulo de Jesus.

O contrato de todos os equipamentos prevê um investimento de R$ 11 milhões, mas o titular da pasta destacou que, inicialmente, o governo municipal deve adquirir uma parte dos equipamentos, algo em torno de R$ 100 mil, e que depois este investimento vai aumentar gradativamente.

Serão instalados, inicialmente, 15 equipamentos para monitorar o avanço de semáforos e faixas de pedestres, mais dez para o monitoramento e controle da velocidade permitida, e uma câmera móvel quer ficará em uma viatura da SMT, para ser utilizada em barreiras.

Além dos equipamentos, serão adquiridos também 15 smartphones para os agentes realizarem as notificações aos condutores, substituindo as fichas de papel.

As câmeras e radares serão implantados em cruzamentos de grande fluxo de veículos e alto índice de acidentes, que ainda serão escolhidos. Com a fiscalização 24h e em tempo real, o secretário acredita que o número de infrações e acidentes diminua na cidade.

“Temos uma frota de cerca de 100 mil veículos em Santarém e temos índices altos de acidentes por avanço de semáforos, preferencial e faixa de pedestres. Os agentes não podem estar nas ruas 24 horas, mas o sistema vai estar. Nós acreditamos que com esse sistema conseguiremos inibir o comportamento de motoristas que não respeitam a sinalização”, ressaltou o secretário Paulo de Jesus.

LEIATAMBEMhttp://www.agoranoticia.com.br/2018/09/18/corpo-de-mulher-e-achado-dentro-de-lona-amarrado-a-pedras-em-rio-de-parauapebas/

http://www.agoranoticia.com.br/2018/09/20/povos-indigenas-de-faro-e-oriximina-obtem-declaracao-de-posse-permanente-de-terras/

Após essa apresentação, haverá treinamento para os agentes e a equipe técnica que vai operar os equipamentos, bem como a instalação das câmeras e radares para que o sistema possa começar a funcionar no ano que vem.

Blog Agora Notícia 

Com Informações G1 Santarém 

waldemir

Radialista/Blogueiro,