Operações da Polícia Militar de Juruti recuperam mais de 190 veículos roubados

A maioria dos veículos foi trazida do estado do Amazonas. Muitos estavam com documentos clonados.
Operacao-policial
Foto: Polícia Civil Juruti/Divulgação

De janeiro a gosto de 2018, a Polícia Militar de Juruti, no oeste do Pará, conseguiu recuperar 193 veículos flagrados em situação irregular. Muitos deles foram roubados ou furtados e receberam dados de outros veículos e documentos falsos para que poderem ser vendidos e circular normalmente em outras cidades. Em sua grande maioria os veículos vieram de Manaus, capital do Amazonas.

Os veículos foram recuperados durante abordagens das operações Barreira Itinerante e Saturação, previstas nos Planos Operacionais das unidades vinculadas ao Comando de Policiamento Regional I (CPR-I). Militares treinados nas técnicas de inspeção dos sinais identificadores do veículo e análise documental, identificam os veículos abordados nas operações com sinais de fraude, fazem a apreensão e apresentam os condutores na delegacia de Polícia Civil.

Segundo a Polícia Militar de Juruti, a maior parte dos veículos recuperados já foi encaminhada para a cidade de origem, em um trabalho de parceria entre a PM, Polícia Civil sob a coordenação do delegado Madson Castro, Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de veículos do Amazonas e Demutran de Juruti. A parceria possibilitou a ida de peritos da capital amazonense até Juruti.

Cerca de 100 veículos entre motos e carros foram embarcados em balsas e transportados para Manaus. Foram duas remessas até esta quinta-feira (20). Outros já periciados aguardam liberação.

Treinamento

De acordo com o Tenente PM Calderaro, da 28ª Companhia Independente da Polícia Militar em Juruti, o sucesso no combate a roubos e furtos e na recuperação de veículos se dá graças ao treinamento feito por um oficial do CPR-I que passou por curso de enfrentamento a fraudes veicular e documental, no início de 2018, ministrados pelos agentes da PRF Harley Queiroz e Silvio Brito.

LEIA TAMBÉM http://www.agoranoticia.com.br/2018/09/19/dom-flavio-e-nomeado-novo-bispo-no-acre-e-deixara-diocese-de-santarem/

“Após a conclusão do curso, a difusão do conhecimento na área CPR-I teve início. Em especial, a 28ª CIPM de Juruti, atualmente sob o comando do Capitão Vanderley, tem obtido um grande aproveitamento na recuperação de veículos roubados e furtados na região. Além de Juruti, outras cidades do CPR-I já receberam instruções para o combate a essa modalidade de crime, como Óbidos e Monte Alegre, nas quais já é sentido o resultado da aquisição das técnicas pelo número de veículos clonados apreendidos”, disse.

Blog Agora Notícia 

Com Informações G1 Santarém 

waldemir

Radialista/Blogueiro,