Mulher entra em trabalho de parto em comunidade e é transferida por helicóptero para Santarém

Atendimento
O Corpo de Bombeiros fez o atendimento de Auriene Maria dos Anjos após ela entrar em trabalho de parto e ser transferida da comunidade São Pedro, em Arapiuns, por um helicóptero de assistência indígena — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uma mulher de 33 anos entrou em trabalho de parto na Comunidade Indígena de São Pedro, em Arapiuns, pertencente ao município de Santarém, oeste do Pará, e foi transferida por um helicóptero de assistência indígena até o quartel do 4º grupamento de Bombeiros Militar (GBM), na manhã deste domingo (16).

O Corpo de Bombeiros fez o atendimento de Auriene Maria dos Anjos, que foi transferida para o Hospital Municipal de Santarém (HMS). O helicóptero chegou ao quartel por volta de 11h. A viagem teria durado aproximadamente 30 minutos.

“Do momento em que eles entraram em contato pela primeira vez durou 30 minutos. Eles pediram autorização para pousar no quartel do 4º GBM e foi feita a transferência para o Hospital”, contou o subtenente Pedro Paulo Coutinho Baia. Segundo ele, Auriene teve perda de líquido e sangramento.

O subtenente ressaltou que este é o primeiro caso de trabalho de parto da comunidade que foi transferida pelo helicóptero. Há alguns meses, houve o atendimento de uma grávida em trabalho de parto de Arapiuns, juntamente com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), que foi transferida da comunidade pela Lancha Leme 14.

LEIA TAMBÉM

http://www.agoranoticia.com.br/2018/09/14/homem-esfaqueado-na-praca-tiradentes-morre-no-pronto-socorro-municipal/

O helicóptero para remoção de indígenas das aldeias do Tapajós até a sede de Santarém foi entregue no dia 29 de agosto, pelo coordenador do DSEI Guamá-Tocantins à presidente do Conselho Local de Saúde Indígena (CLSI), cacique e lideranças indígenas que participaram em agosto, em Brasília (DF), de uma reunião no Ministério da Saúde. Foi firmado um contrato emergencial.

Blog Agora Notícia 

Com Informações 

waldemir

Radialista/Blogueiro,