Santarém ultrapassa mais de 50% da meta em Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo e poliomielite

Até o sábado (16) 12.065 crianças receberam a dose das vacinas. Campanha encerra no dia 31 de agosto.

As ações para imunizar a maior quantidade possível do grupo prioritário na campanha contra sarampo e poliomielite ganharam um reforço com o Dia “D” de vacinação, realizado no sábado (18) em todo o Brasil. Em Santarém, no oeste do Pará, o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontou que ao final do dia 51,64% da meta de imunização já tinham sido alcançados.

A meta é vacinar até o dia 31 de agosto 23.750 crianças do grupo prioritário, que engloba crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade. Até o sábado 12.065 pessoas receberam a dose das vacinas.

O município teve pouco mais de 70 postos de vacinação nas zonas rural e urbana. O coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), João Alberto Coelho, avaliou os resultados do Dia “D” como positivos.

“Santarém é um dos poucos municípios brasileiros que está conseguindo alcançar a meta de vacinação. A procura pela vacina está dentro do esperado, os pais estão atendendo ao nosso chamado e levando seus filhos para vacinar. Quem ainda não tomou a vacina pode procurar qualquer unidade de saúde e se imunizar”, concluiu.

Até o momento não existe nenhum caso de sarampo confirmado em Santarém. Estão sendo investigados 29 casos suspeitos em pacientes das cidades de Mojuí dos Campos, Belterra e Manaus – os chamados casos importados.

O sarampo

O sarampo é um vírus de fácil transmissão. As bolinhas vermelhas só aparecem alguns dias depois e a doença começa com tosse, coriza e febre.

Muitas pessoas não tomam a vacina porque acham que o sarampo é uma doença leve, mas a verdade é que ela pode até levar a complicações neurológicas nas crianças.

Entre as complicações estão:

  • Infecção nos ouvidos
  • Diarreia
  • Vômito
  • Hemorragia
  • Alterações neurológicas (convulsões e encefalites)
  • Pneumonia bacteriana secundária hepatite 

Blog Agora Notícia 

Com Informações  G1Santarem  Pa

B

waldemir

Radialista/Blogueiro,