Praias de Santarém continuam próprias para banho, aponta estudo

Foram consideradas cinco coletas consecutivas com intervalos de 24h, colhidas em dias de maior fluxo de banhistas, em 11 diferentes pontos de amostragem.
Cole-ta
Análise técnica das amostras coletadas em praias de Santarém atestou qualidade Própria/Excelente para banho (Foto: Agência Santarém/Divulgação)

SANTARÉM 

Praias Ponta do Muretá, Alter do Chão (Praia do C.A.T., canal principal do Rio Tapajós, Praia do Cajueiro, orla no perímetro da escadaria, perímetro final da orla, Praia do Amor e Igarapé do Macaco), Ponta de Pedras, Pajuçara e Maracanã, em Santarém, oeste do Pará, continuam Próprias/Excelentes para banho, segundo o último estudo de balneabilidade realizado pela Conágua Ambiental.

Foram consideradas cinco coletas consecutivas com intervalos de 24h, colhidas em dias de maior fluxo de banhistas, em 11 diferentes pontos de amostragem da área de estudo. O relatório da campanha de balneabilidade das praias santarenas de junho de 2018 foi divulgado hoje pela secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma), e refere-se ao monitoramento das praias da orla fluvial direita do Rio Tapajós, conforme contrato realizado pela Prefeitura de Santarém.

O estudo, segundo a Conágua segue os requisitos determinados pela Resolução do Conama nº 274 de 2000, quando são observados os parâmetros microbiológicos indicadores de qualidade, e se ocorreu a presença ou não de Escherichia coli e Coliformes termotolerantes, tendo como parâmetro químico o Potencial Hidrogeniônico (PH) e como parâmetro físico, a temperatura da amostra (°C).

De acordo com o relatório: “Foi realizada a análise estatística percentual recomendada pela Resolução Conama 274/2000 para o parâmetro mais restritivo – Escherichia coli, onde foi observado que todas as praias apresentaram condições de qualidade na categoria Própria/Excelente. Para o parâmetro menos restritivo – Coliformes termotolerantes, foi observado o mesmo cenário, ou seja, praias Próprias/Excelentes para fins de balneabilidade”.

Em relação às condições dos aspectos físicos e estéticos, todos os pontos também apresentaram condições Próprias/Excelentes.

Monitoramento

Desde 2015, quando os estudos começaram a ser realizados, até junho de 2018, os resultados apontam que as praias monitoradas estão Próprias/Excelentes para uso em recreação (banho). Esse já é o 8º boletim com coletas feitas no período de 19 a 26 de junho de 2018.

A Semma informa que os relatórios de balneabilidade podem ser conferidos pelos interessados junto à secretaria de segunda a sexta, das 8h às 14h. No órgão, técnicos poderão prestar todos os esclarecimentos a respeito das etapas das coletas, procedimentos adotados e análises das amostras. A Semma fica localizada na Av. Silva Jardim, 370, bairro Aldeia.

Blog Agora Notícia 

Com Informações G1Santarem  Pa

waldemir

Radialista/Blogueiro,