Médicos se recusam a fazer cesariana em grávida de 42 semanas no HMS, diz família

Procedimento cirúrgico estava marcado para manhã desta quinta (16), no Hospital Municipal de Santarém (HMS). Hospital informou que grávida está com 40 semanas e seis dias e que não há indicação para cesária no momento.

SANTARÉM 

Uma jovem de 18 anos, que está com 42 semanas de gestação, precisa passar por cesariana, mas médicos estariam se recusando a fazer a cirurgia, de acordo com a família. Procedimento cirúrgico estava marcado para manhã desta quinta (16), no Hospital Municipal de Santarém (HMS), no oeste do Pará, mas não foi realizado. Hospital informou que grávida está com 40 semanas e seis dias e que não há indicação para cesária no momento.

De acordo com a família, Amanda Valério da Silva Sampaio deu entrada na Casa de Saúde da Mulher do HMS, na tarde de quarta-feira (15) para ser operada às 11 horas desta quinta-feira (16), porém, encerrou o plantão do médico que iria fazer o procedimento cirúrgico e a direção não permitiu que ele realizasse a cirurgia.

A paciente foi repassada para outros dois médicos que iniciaram o plantão na Unidade, porém, eles disseram à família que não iriam operar Amanda, mas não deram qualquer justificativa. A mãe de Amanda, Aldeíse Sampaio, disse que a filha está com contrações, já teve febre, mas não sente dores, por isso, o médico que estava acompanhando a paciente marcou a cirurgia e disse que não poderia passar desta quinta-feira (16), pois mãe e filho poderiam correr riscos.

Em nota o HMS disse que Amanda Valéria da Silvia Sampaio, 18 anos, está com 40 semanas e 6 dias de gestação, e que a paciente foi avaliada na manhã desta quinta-feira (16) por dois médicos obstetras que entenderam que não houve indicação para cesária no momento.

Ainda, segundo o HMS, Amanda recebeu todas as orientações quanto aos sinais de trabalho de parto, que se não ocorrerem em 41 semanas e 3 dias deverá retornar para ser reavaliada.

Blog Agora Notícia 

Com Informações G1Santarem Pa

waldemir

Radialista/Blogueiro,