Polícia Civil de Oriximiná intensifica ações de combate a estupro de crianças e adolescentes

Foram registrados quatro casos de estupro de vulnerável em Oriximiná desde abril de 2018, segundo PC.

A Polícia Civil de Oriximiná, no Oeste do Pará, está intensificando os trabalhos de combate a estupro de crianças e adolescentes, devido aos recentes casos no município. Desde o início de abril de 2018, foram registrados quatro casos de estupro de vulnerável. Duas pessoas foram presas e dois mandados de prisão estão em aberto, segundo a PC.

Em julho, um homem de 37 anos foi preso por estuprar a enteada. A polícia está investigando para localizar suspeitos de outros dois crimes. A escrivã Camila Silva ressaltou que as vítimas precisam perder o medo de denunciar, para que os casos sejam investigados e a PC consiga identificar os agressores.

“Todas as denúncias que chegam aqui ao nosso conhecimento estão sendo apuradas. Muitas vezes a vítima tem medo do agressor. Nós ressaltamos que as denúncias têm que chegar ao nosso conhecimento para investigarmos e colocarmos os criminosos na cadeia, para não fazerem isso com outras vítimas”.

 A escrivã explicou que o crime de estupro é imprescritível, ou seja, pode ser denunciado a qualquer momento, mesmo que já se tenha passado um longo período de tempo. Camila destacou ainda a importância dos pais interagirem com seus filhos para identificar se algo está fora do comum.

“Os pais precisam perguntar como foi o dia na escola, se foi para casa de alguém, como foi lá. Eles têm que perceber a diferença, porque após um assédio a criança não fica normal, então ela dá sinais de que está ocorrendo alguma coisa. Os pais têm que investigar, porque são as pessoas mais próximas”, aconselhou.

As crianças e adolescentes que foram vítimas de estupro são atendidas, preferencialmente, por mulheres, para que possam se sentir à vontade. Para denunciar, basta ir até a Delegacia, Conselho Tutelar, ou ligar para o 180, para registrar a denúncia anonimamente. A denúncia também pode ser feita pelos telefones: (93) 99165-2351/99181-6161 ou 99202-3105.

Blog Agora Notícia

Com Informações  G1 Santarém Pa

*Colaborou Márcio Garcia, de Oriximiná

waldemir

Radialista/Blogueiro,