MDB Pará oficializa Helder como candidato ao governo e Jader ao Senado

Helder Barbalho foi apresentado oficialmente como candidato
Carol Menezes/Diário do Pará

Helder Barbalho foi apresentado oficialmente como candidato ao governo do Estado do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do Pará, na tarde deste sábado (04), durante convenção realizada no Ginásio do Sesi, localizado na avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém. O deputado federal e presidente estadual do Partido Republicano (PR) no Pará, Lúcio Vale, é o vice-governador nas eleições. Jader Barbalho e Elcione Barbalho são, respectivamente, os candidatos ao Senado e Deputado Federal. Durante a convenção serão ainda apresentados os candidatos a deputado estadual.

Helder Barbalho falou sobre os seus projetos para o Governo do Estado. “Eu assumo um compromisso com o povo do Pará de fazer um governo presente e cuidar das pessoas, e tirar o Pará do abandono. E poder respeitar cada cidadão desse Estado, para que possamos daqui pra frente viver um momento de desenvolvimento, de geração de emprego, de cuidar da saúde, da educação. E segurança pública ser prioridade, para trazer paz para as famílias. Então eu peço uma oportunidade de poder, junto com o povo do Pará, daqui pra frente construir um novo tempo para nosso Estado”, disse em entrevista ao Diário do Pará.

Durante sua fala na convenção, Helder pediu que o seu discurso fosse gravado, e que fossem feitos ao vivo nas redes sociais, para ser enviados aos amigos de outros municípios. Para ele hoje é dia muito especial por ser o início da caminhada.

Helder barbalho agradeceu ainda aos cidadãos que vieram de longe para a convenção. Ele ressaltou que essa é a maior aliança já feita e, por isso, agradeceu aos partidos políticos, incluindo o Partido verde que fechou aliança.

O senador Jader Barbalho, os deputados federais Simone Morgado, Elcione, Priante e Éder Mauro, além dos estaduais João Chamon, Soldado Tércio, Iran Lima e Eraldo Pinheiro, e o vereadore Joaquim Campos, também participam da convenção.

A coligação está formada com os partidos PR, PTB, PSD, PP, PSL, PSDC, PRTB, PSC, PHS, PMB, PODE -Podemos, PROS, AVANTE, PTC e conversa ainda com demais representações. Atualmente o MDB tem a maior representação de lideranças políticas no estado, como na Assembleia Legislativa e grande parte das prefeituras paraenses.

Mais cedo, Helder fez uma transmissão ao vivo e agradeceu o público que o aguardava na convenção.

Biografia

Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém do Pará, no dia 18 de maio de 1979. É o presidente em exercício do MDB no Pará. Graduou-se em Administração no ano de 2002, pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém. É pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com o título de MBA Executivo em Gestão Pública.

No ano 2000, foi o vereador mais votado de Ananindeua com 4.296 votos. Dois anos depois se elegeu deputado estadual, também o mais votado, com 68.474 votos. No Legislativo Estadual, apresentou projetos direcionados em especial às questões de segurança, educação e de combate às desigualdades sociais. Presidiu e foi relator da Comissão de LDO, PPA e LOA.

Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, terceira maior cidade da Amazônia, com 25 anos de idade, em 2005, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Ainda como prefeito de Ananindeua, assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Em 2008, se ausentou da presidência da entidade para concorrer novamente à eleição em Ananindeua, na qual foi reeleito, no 1º turno, com 93.493 mil votos. Em 2011 foi reeleito por unanimidade para continuar à frente da Famep, presidindo a entidade até abril de 2014.  Em 2012 assumiu a vice-presidência do MDB Pará.

Ainda em 2014 concorreu ao cargo de governador do Estado do Pará. Ganhou o primeiro turno com 49,8%, equivalente a 1.795.992 votos. No segundo turno, com 48,08%, equivalente a 1.721.479 Helder foi o segundo colocado. Em seu plano de governo, apresentou propostas aos paraenses de um projeto de desenvolvimento consolidado para o Pará.

Helder atuou nos últimos anos como Ministro da Pesca e Aquicultura, de janeiro de 2015 a outubro de 2015. Foi ainda ministro da Secretaria Nacional dos Portos, no período de outubro de 2015 até abril de 2016. E esteve à frente do Ministério da Integração Nacional, uma das principais pastas do Governo Federal, de 12 de maio de 2016 até 6 de abril de 2018.

Blog Agora Noticia

(DOL)

waldemir

Radialista/Blogueiro,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *