Emoção e agradecimento marcam visita da imagem do Círio de Nazaré em Santarém

A imagem da santa padroeira do povo paraense foi recepcionada na cidade por um grande cortejo formado por autoridades locais e fiéis católicos.
Fátima Maia, 57 anos, agradeceu pela cura de câncer do esposo (Foto: Bruna Jaqueline/G1)

SANTAREM


Centenas de fiéis devotos a Nossa Senhora de Nazaré acompanham a visita da imagem da santa padroeira do povo paraense em Santarém, no oeste do estado, durante peregrinação nesta segunda-feira (23).

Nazinha, como ela é carinhosamente chamada, foi recepcionada na cidade por um grande cortejo formado por autoridades locais e fiéis católicos. Eram mais de 40 carros, que saíram do aeroporto Wilson Fonseca em direção aos 16 locais para serem visitados.

Em uma berlinda montada na viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a primeira visita da santa foi na igreja Nossa Senhora da Glória, no bairro Conquista. Nazinha foi recebida com cânticos e homenagens.

Devotos não seguraram a emoção na hora de ver e tocar na imagem. Lágrimas no rosto daqueles que conseguiam chegar perto da Rainha da Amazônia.

A aposentada Maria de Nazaré é cadeirante. Ela que foi batizada com o mesmo nome da santa, realizou o sonho de ver a imagem oficial pela primeira vez com a ajuda do esposo.

“Estou muito emocionada. É a primeira vez, em oitenta e sete anos de vida, que vejo ela assim de perto”, disse.

Após uma breve parada na igreja, a imagem seguiu para visitar os órgãos de segurança pública: 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM), depois Capitania Fluvial de Santarém (CFS) e o Comando de Policiamento Regional1 (CPR-1).

Nos três locais a Santa foi recebida por Guardas de Honra, especialmente postada para prestar homenagem. A imagem foi anunciada e conduzida em direção aos comandantes que prestaram continência e a levaram em direção ao altar preparado para ser contemplada pelos fiéis.

Comandante do CPR-1, coronel Héldson Tomaso, recebendo a imagem de Nazaré (Foto: Bruna Jaqueline/G1)

“A gente pede que a nossa senhora abencoe a cada um dos militares que estão no seu dia a dia na rua, trabalhando; que guarde sua familias e dei proteção a eles para que continuem nessa labuta de servir e proteger o cidadao o oeste do Pará”, disse o comandante do CPR-1, coronel Héldson Tomaso.

Na Capitania dos Portos, a imagem recebeu honras de Ministro de Estado, sendo recepcionada por oito militares perfilados e toque de corneta. Familiares dos militares que servem na Capitania, membros da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar) e convidados estiverem presentes e renderam homenagens em forma de cânticos e muitos aplausos à Rainha da Amazônia.

A última visitação da imagem no período da manhã foi à igreja de Nazaré, bairro Vitória Régia. Em sua casa, Nazaré foi ovacionada. Duas filas enormes se formaram dentro da igreja para que cada devoto pudesse chegar perto da santa. Em súplicas, eles pediam, mas também agradeciam.

Fátima Maia, 57 anos, agradeceu pela cura de câncer do esposo (Foto: Bruna Jaqueline/G1)

De joelhos diante da santa, a aposentada, Fátima Maia, 57 anos, agradeceu pela cura de câncer do esposo.

“Meu marido estava com câncer e ele ficou bom, mas há três dias apareceu um caroço nele, e antes dela vir para cá eu comecei a clamar a ela, e o caroço já está desaparecendo. Eu não tenho dúvida do milagre de Maria. Eu acredito. Eu amo Maria, disse em lágrimas.

Assim como Fátima, seu João Pereira, aos 85 anos, acredita no milagre. João perdeu a visão há quatro anos quando estava trabalhando. Desde então, ele pede e acredita que receberá de Nazaré a cura de seus olhos.

“Eu tenho fé em Deus e em nossa senhora do Nazaré que eu vou ficar curado”, disse.

A devota Maria do Carmo já participou do Círio de Nazaré por 10 anos em Belém. Nesta segunda, foi outra vez de encontro com a imagem para simplesmente, agradecer. E se emocionou ao tocar nela. Disse que não tinha nem palavras para agradecer.

“Foi muito emocionante. Só de tocar no manto da Nossa Senhora dá uma alegria, não sei. É um amor tão grande na Nossa Senhora que a gente não tem palavra para agradecer. O que ela faz para gente, do que ela dá, é muito gratificante”, disse.

Emoção também para a coordenadora da Comissão Organizadora da vinda da imagem a Santarém, Sabrina Chaves. “É indescritível. Onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré está passando o sentimento que toma conta do coração do povo santareno é inexplicável”, disse.

À tarde, a imagem oficial visita sete locais, entre abrigo, asilo, hospitais e delegacias. Após a visitação ao Asilo, os fiéis seguem em caminhada com a imagem para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde na chegada terá Missa Campal.

Círio de Nazaré

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorre todo segundo domingo do mês de outubro na capital paraense. Este ano será dia 14 de outubro. A festa destaca o tema “Uma jovem chamada Maria” e é o maior evento religioso do Brasil e um dos maiores do mundo. Mais de dois milhões de pessoas participam do evento em Belém.

Blog Agora Notícia

Fonte G1 Santarem Pa

waldemir

Radialista/Blogueiro,