Santarém registra 131 casos de ataques de animais peçonhentos no primeiro trimestre de 2018

No ano passado, foram registrados 278 casos. Cuidados devem ser redobrados.
Mulher de 46 anos foi picada por uma aranha na perna e está internada a 15 dias no Hospital Municipal de Santarém (HMS), no oeste do Pará (Foto: TV Tapajós/Reprodução)

SANTAREM-PÁ


Uma mulher de 46 anos foi picada por uma aranha na perna e está internada há 15 dias no Hospital Municipal de Santarém (HMS), no oeste do Pará. Devido à gravidade do ferimento, a senhora teve que passar por uma cirurgia. Seu quadro de saúde é considerado estável, segundo o Hospital Municipal de Santarém (HMS).

http://www.agoranoticia.com.br/2018/06/06/flanelinha-e-agredido-a-tercadas-no-centro-comercial-de-santarem/

Esse é mais um caso de vítima de animal peçonhento que deu entrada no HMS. Dados do hospital indicam que de janeiro a março deste ano, 131 pessoas deram entrada no Hospital devido ataques de animais como cobras, escorpiões e aranhas. Quase a mesma quantidade registrada durante todo ano passado, foram 278, de janeiro a dezembro. Na maior parte, as vítimas foram picadas por escorpiões e cobras.

De acordo com o biólogo Hipócrates Chalkids, entre as possíveis causas do aumento dos animais peçonhentos estão os lixos guardados dentro das casas e a falta de limpeza dos quintais.

“As pessoas que costumam guardar lixo dentro de casa, e não fazem as limpezas devidas nos seus quintais, acabam atraindo os animais para dentro da residência”, disse o biólogo. Segundo Chalkids, os animais vão em busca de abrigo e de alimentos.

Terreno baldio sujo atrai animais peçonhentos às casas vizinhas (Foto: Reprodução EPTV)

Apesar do susto que eles causam, o biólogo orienta a não mantar os animais. “Pedimos para que não matem esses exemplares porque eles fazem parte de uma cadeia alimentar Eles têm uma função dentro do ambiente”, disse.

Porém, caso a pessoa seja picada, a orientação é lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico, segundo biólogo.

Para se proteger de animais peçonhentos é necessário tomar alguns cuidados. Dentro das casas, os moradores devem tomar cuidado especial com o quintal, mantendo o local sempre limpo e arejado.

Blog Agora Noticia

Com Informações G1bSantarem-Pa

waldemir

Radialista/Blogueiro,