Ponte precária e passagem destruída isolam moradores na zona rural de Mojuí dos Campos

Ponte fica no km 27 da PA-445, que liga a cidade a Vista Alegre do Moju. O acesso ficou prejudicado no momento em que um caminhão tentava uma travessia; obras estão sendo feitas no local.
Caminhão tombado na ponte, que fica no km 27 da PA-445 em Mojuí dos Campos (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Moradores da zona rural de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, estão praticamente isolados por conta de uma ponte precária e que ficou com a passagem destruída no km 27 da PA-445, que liga a cidade à comunidade Vista Alegre do Moju.

O acesso foi prejudicado na segunda-feira (21), no momento em que um caminhão, carregado com soja, tentava uma travessia. O veículo ficou preso nas vigas de madeira e parte da carga caiu no igarapé do Água Branca. Ninguém se feriu.

Parte da ponte ficou destruída, isolando 10 comunidades. Segundo moradores, as más condições de pontes e ramais estão afetando o escoamento da produção agrícola, como a soja, o milho e produtos da agricultura familiar, além da pecuária.

Recuperação

Equipes de obras da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e da Prefeitura de Mojuí foram enviados ao local na manhã de terça-feira (22), onde começaram recuperação provisória da ponte e manter a trafegabilidade ao trecho.

De acordo a Setran, o serviço na ponte deve ser concluído somente na quinta-feira (24). Enquanto o tráfego não estiver restabelecido, os passageiros de ônibus fazem transbordo, utilizando a passarela de pedestres existente no local.

A Prefeitura de Mojuí dos Campos está acompanhando a situação e prestando o apoio à população local. A Setran informa ainda que já se encontra em andamento o processo licitatório para a substituição da ponte do Água Branca.

Prefeitura

No dia 27 de abril deste ano, a Prefeitura de Mojuí dos Campos chegou a protocolar um ofício, assinado pelo prefeito Jailson Alves (PSDB), solicitando da Secretaria de Transportes do Estado (Setran), a recuperação da PA-445, que tem 30 km de extensão.

Segundo o Governo, também foi solicitado a recuperação da PA-433 (Santarém-Jabuti), além de obras de tapa buraco e limpeza do acostamento da PA-431, que liga a PA-370, na comunidade Santa Rosa, passando por Mojuí até a BR-163.

A Prefeitura diz que o pedido é considerando que devidos as chuvas, as vias ficam comprometidas, tendo como consequência sérios transtornos para a população no direito de ir e vir, escoamento da produção agrícola e pecuária da região.

Blog Agora Noticia
Fonte G1 Santarém_-Pa

waldemir

Radialista/Blogueiro,