Avião de pequeno porte cai em área urbana de Manaus

Um avião de pequeno porte caiu nas proximidades do Aeródromo de Flores, situado na Zona Centro-Sul de Manaus, por volta das 9h30. O Corpo de Bombeiros informou que equipes foram acionadas ao local. Uma pessoa foi encaminhada ao hospital.

Avião de pequeno porte cai em área urbana de Manaus, diz Corpo de Bombeiros

De acordo com o gerente segurança operacional da empresa Amazonaves, João Tavares dos Santos, a aeronave saiu de São Gabriel da Cachoeira, no interior do estado, depois de fazer um frete. Pousou no aeroporto Eduardo Gomes e seguia voo de translado para o aeródromo.

Um motorista testemunhou a queda do avião. Ele disse à Rede Amazônica que viu uma pessoa sair antes da aeronave pegar fogo.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) informou que o homem deu entrada no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto às 10h12.

O empresário Julio Almeida, 43 anos, passava pelo local e ouviu o momento da explosão. “Perdemos a aeronave do campo de visão e depois ouvimos um barulho seco de explosão. Logo depois, subiu a nuvem de fumaça forte. Peguei a moto e vim ver o que tinha acontecido. Quando cheguei estava um cheiro forte de querosene queimado. Já tinha polícia e bombeiros”, disse

 


Acidente áreo ocorreu por volta das 9h40 da manhã desta terça-feira (22), em Manaus (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

 

 

 


Área onde aeronave caiu em Manaus (Foto: Orlando Jr./Rede Amazônica)

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), investigam as causas do acidente.

A aeronave PT-FLW, fabricada em 1995, tem situação regular, conforme consulta à Agência Nacional de Aviação Civil. O Certificado de Aeronavebalidade tem validade até 17 de julho de 2021.

Outros acidentes

Outra queda de avião foi registrada na mesma área em fevereiro deste ano. Na ocasião, quatro pessoas morreram.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave de matrícula PT- VKR decolou do aeródromo de Flores, na capital, com destino a Borba, também no Amazonas. Logo após a decolagem, por volta de 9h30 (local), caiu nas proximidades do aeroporto.

Na quarta-feira (16), um avião monomotor de matrícula PR-RCJ caiu em uma área de floresta na comunidade São Francisco do Paí, na Zona Rural de Itacoatiara, a 270 km de Manaus. Aproximadamente 9,5 kg de ouro, avaliado em quase R$ 1,5 milhão, foram encontrados dentro da aeronave. Corpos de duas vítimas também foram localizados.

waldemir

Radialista/Blogueiro,