Encceja 2018 – Erros comuns cometidos na Prova de Língua Portuguesa

Encceja 2018 – Erros comuns cometidos na Prova de Língua Portuguesa! Confira os principais erros, estude através dos materiais gratuitos e faça uma boa prova!

Erros comuns cometidos na Prova de Língua Portuguesa – Confira nossas dicas para não cometer os erros mais comuns na fala e na escrita da Língua Portuguesa. Você está pronto para gabaritar a Prova de Português do Encceja 2018?

É comum ter dúvidas sobre algumas palavras da Língua Portuguesa, não deixe de estudar estes assuntos para não cair nas pegadinhas da Prova de Português do Encceja 2018!

Muitas pessoas acabam não estudando para a Prova de Linguagens e Códigos do Encceja 2018. Isso acontece porque é a nossa língua nativa, pensamos, escrevemos e falamos em Português, então, não há motivos para se preocupar, certo?

Errado! É muito comum perceber pequenos erros de fonética, concordância e até mesmo de sentido na fala das pessoas durante conversas, esse erros acabam passando despercebido por costume ou  falta de prática. Erros como esses podem te prejudicar na Prova do Encceja 2018!

É por esse motivo que separamos os erros mais comuns cometidos na Prova de Língua Portuguesa do Encceja.

Uso dos Porquês

  • Por que: usado no início de frases interrogativas.

“Por que você não almoçou?”

  • Por quê: aparece ao final da frase, antes do ponto final.

“Você não almoçou por quê?”

  • Porque: Usado para explicar algo.

“Não almocei porque não estava com fome.”

  • Porquê: Sempre virá acompanhado de um artigo, serve para substituir um substantivo.

“Não entendo o porquê dessa discussão.”

Mau ou mal?

Muitas vezes vemos confusão na hora de escrever sobre aquele “homem mau”, ou quando queremos dizer aos nossos amigos que “estamos passando mal”.

O uso do mau é correto quando falamos de um adjetivo de uma pessoa, significa algo que é ruim e negativo. O antônimo de mau é bom.

O advérbio de modo “mal” pode ser usado quando você deseja falar sobre algo nocivo, incorreto ou até mesmo sobre questões de saúde e enfermidade. O antônimo de mal é bem.

Quer uma dica para lembrar qual dos dois você deve usar numa frase? Que tal substituir os dois por bem e bom e ver qual se encaixa melhor? Veja:

  • Ele cantava muito bem.
  • Ele cantava muito bom.
  • E então agora você sabe que para completar a frase corretamente, deve usar o mal!

Quando usar Mais e mas?

Como Estudar para o Encceja 2018Foto: Divulgação

Apesar de ter o som parecido, o sentido de mais e mas é completamente diferente e é um dos erros mais comuns da Língua Portuguesa!

Mais significa soma, acrescentar algo. Seu antônimo é menos. É comumente usada como Advérbio de Intensidade mas seu uso também está correto como preposição, pronome indefinido, substantivo ou conjunção.

Já o uso do mas significa uma situação adversa, um empecilho. É usado quando queremos expor uma ideia contrária.

“Eu gostaria de comer mais um bife, mas não sobraria para os outros.”

Seje ou Seja? Menos ou Menas?

Lembre dessa dica para quando for escrever a Redação do Encceja 2018: Seje e menas não existem!

Seja é a conjugação do verbo “Ser” e ele não pode ser flexionado de acordo com a próxima palavra do texto. Ou seja, independente da próxima palavra ser feminina ou masculina, você sempre utilizará o seja.

O mesmo ocorre com o uso de menas e menos. Essas palavras não participam da regra de concordância nominal, ou seja, elas não mudam de acordo com o substantivo. O uso da palavra menas, seje e esteje é considerado um erro de oralidade que você não pode cometer na Prova de Língua Portuguesa!

Estas e outras questões você poderá conferir através do livro do estudante ou do material otimizado Apostila Opção:


Apostila Preparatória ENCCEJA – 2018
ENCCEJA – ENSINO MÉDIO
ENCCEJA – ENSINO FUNDAMENTAL
23.539 Pessoas já adquiriram estes materiais e estão se preparando para o Exame de 2018!

Faz ou fazem anos que não te vejo?

Diferente dos termos “Existe” e “Existem”, escrever ou dizer Fazem é errado, isso porque sempre que quisermos usar o verbo “fazer” relacionado à tempo, devemos usar o faz, pois nesse caso, ele serve como verbo impessoal. Não admitindo flexão.

Faz mais de 20 anos que não como carne!”

Você está pronto para o Encceja 2018?

Você está pronto para o Encceja 2018?
Foto: Divulgação

As inscrições para a Prova do Encceja 2018 terminam dia 27 de abril, você pode conferir o passo a passo da inscrição aqui! A Prova do Encceja é dividida em 4 matérias, cada uma delas com 30 questões de múltipla escolha!

Realize o sonho de tirar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Fundamental, confira nossas dicas de estudo para gabaritar a Prova do Encceja 2018!

Blog Agora Noticia
Fonte Encceja 2018

waldemir

Radialista/Blogueiro,