Compras de Natal vão gerar 4 mil empregos temporários

Até o fim de dezembro, devem ser abertas 4 mil vagas para trabalhos temporários no Pará,


Ney Marcondes

Até o fim de dezembro, devem ser abertas 4 mil vagas para trabalhos temporários no Pará, especialmente nos setores de comércio e serviço. A abertura de vagas será impulsionada pelo aumento do consumo típico do período que antecede o Natal.

Segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese), metade das vagas vai se concentrar na Região Metropolitana de Belém e o maior número de oportunidades estará em setores como o supermercadista e os shoppings, que devem registrar aquecimento de vendas embaladas pelo 13º salário que já começa a ser pago neste mês de novembro. A primeira parcela do benefício deve ser liberada pelas empresas até 30 de novembro.

A expectativa de abertura de vagas temporárias neste ano se manteve estável em relação ao registrado no ano passado, quando também foram gerados 4 mil empregos temporários. Esse número é apenas metade das contratações feitas em 2014, quando a economia superaquecida fez surgir 8 mil contratações no período entre outubro e dezembro.

Os números atuais não são tão bons, mas o fato de não ter havido queda já é animador. “O cenário da economia em todo o Brasil continua sendo muito ruim com queda de poder aquisitivo, juros em patamares elevados e desemprego em alta”, diz o coordenador técnico do Dieese no Pará, Roberto Sena.

“A esperança é que, turbinado com uma quantidade extra de recursos oriundos principalmente do 13º salário, o final do ano possa apresentar mais equilíbrio na movimentação dos setores econômicos, principalmente o comércio, e com isso proporcionar maior aumento nas vendas e um freio maior no desemprego”, finaliza o coordenador do departamento.

Até 20% dos postos temporários podem se tornar fixos

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Belém, Joy Colares afirma que, historicamente, entre 15% e 20% dos contratos temporários podem ser tornar contratos por tempo indeterminado, ou seja, emprego fixo. “Isso ocorre por substituições, mas também porque o empresário pode observar que sua empresa funciona melhor com uma equipe maior, então a recomendação é levar a sério, se empenhar”, diz.

Joy afirma que o comércio lojista de Belém pode gerar cerca de 3 mil novas vagas. Neste ano, pela primeira vez, serão aplicadas as novas regras aprovadas na reforma trabalhista, entre elas, o contrato intermitente, ou seja, vagas para trabalhar em períodos menores, jornadas de 26 horas, por exemplo, ou para atuar de quinta a domingo, entre outras.

DÍVIDAS

Ainda não há estimativa sobre o montante total de recursos que vão ser injetados na economia com o pagamento do 13º salários, mas os estudos feitos até agora apontam que parte do salário extra será destinada ao pagamento de dívidas, reduzindo os índices de inadimplência. O restante deve ser usado para a compra de alimentos e bens de consumo duráveis como eletrodomésticos e artigos de vestuário.

Blog do Waldemir Santos

(Rita Soares/Diário do Pará)

waldemir

Radialista/Blogueiro,