‘Bajara’ afunda no Rio Amazonas após ser atingida por balsa; pescadores se salvam

Acidente aconteceu próximo a comunidade Aninduba no início desta sexta-feira (8). Pescadores chegaram a sinalizar para tripulantes da balsa antes do acidente.
 

 

 

SANTARRM


Uma “bajara” – como são conhecidos os barcos de pequeno porte na região – afundou no Rio Amazonas após ser atingida por uma balsa no início da madrugada desta sexta-feira (8). O acidente aconteceu próximo a comunidade Aninduba, interior de Santarém, no oeste do Pará. Na pequena embarcação tinha dois pescadores que conseguiram nadar até à margem do rio.
Segundo relatos de moradores que conversaram com as vítimas, os dois homens identificados como Ademir Andrade e Diego Sousa pescavam quando perceberam que a balsa se aproximava. Os dois fizeram sinalizações com lanternas e foram respondidos pelos tripulantes da balsa, porém a barcaça foi se aproximando cada vez mais.

Pelo fato dela estar muito perto e eles não conseguirem sair com a “bajara”, os pescadores pularam no rio. “Se eles tentassem sair pelo lado do meio do rio, eles tinham morrido. A balsa passou poucos metros perto deles (…). Ninguém sabe o que realmente aconteceu, porque eles sempre pescam à noite e quando veem a balsa, sinalizam”, disse a moradora da comunidade, Joenilda da Rocha, de 50 anos.

Após a batida, os dois pescadores nadaram cerca de 100 metros até a margem. Diego chegou a sentir câimbras nas pernas e nos braços e foi socorrido por Ademir. Outros pescadores que estavam na área ouviram os gritos e os ajudaram.
Os dois não foram encaminhados para atendimento médico no Pronto Socorro Municipal (PSM) de Santarém e permanecem na comunidade. Pelo fato do acidente ter ocorrido à noite, não foi possível identificar o nome da barcaça.
A Capitania Fluvial do município informou que só pode iniciar as investigações se for informada do caso oficialmente.
‘Muito difícil’

De acordo com o dono da “bajara”, Ademir Andrade, o momento do acidente foi de muita dificuldade. “Foi muito difícil para nós, perdemos a embarcação. Quase não conseguimos alcançar a margem do rio. Creio que Deus deu uma mãozinha para gente e nós estamos aqui”, disse.

Várias pessoas estão tentando retirar a “bajara” do fundo do rio. “Não sei se vai ser fácil, mas sei que Deus vai mostrar um jeito e providenciar isso. É um prejuízo imenso e nosso ganha pão, é o que nós temos”, relatou.
Sinalização

Para não terem prejuízos durante pescarias, as pessoas que realizam atividades pesqueiras à noite colocam lanternas em recipientes e amarram em uma das pontas das redes de pesca. Na outra ponta, onde a embarcação fica, mais uma lanterna é colocada.
O trecho onde aconteceu o acidente é rota de grandes embarcações, como balsas carregadas com contêineres. Casos semelhantes de acidentes como este não tinham sido registrados, conforme os moradores.

POST : WALDEMIR SANTOS

COM INFO : DO G1 SANTAREM

waldemir

Radialista/Blogueiro,

23 comentários em “‘Bajara’ afunda no Rio Amazonas após ser atingida por balsa; pescadores se salvam

Fechado para comentários.