OPERAÇÃO AMBIENTAL APREENDE ATÉ TRATORES NO PARÁ

PARA


Uma operação da policia cívil para combater crimes ambientais apreendeu toras de madeiras no município de Tomé-Açu.

 

motosserras, caminhões e até tratores tambem foram apreendidos nos municípios de Tomé-Açu .Acará, no nordeste paraense. Os resultados da ação foram divulgados na sexta-feira (30).

A operação Dendê foi deflagrada entre os dias 27 e 29 de junho e teve como resultado a apreensão de 23 toras de madeira do tipo Massaranduba, além de 380 estacas de acapu, dois caminhões, dois tratores e três motosserras.

 

Os donos da madeira apreendida foram autuados com base na Lei de Crimes Ambientais. Um dos crimes está previsto no artigo 46, por receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal.

Sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento. A pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Outro crime está previsto no artigo 48, da mesma lei, por impedir ou dificultar a regeneração natural de florestas e demais formas de vegetação, cuja pena é detenção, de seis meses a um ano, e multa.

Há ainda o crime previsto no artigo 51, que trata da comercialização de motosserra ou da utilização do equipamento em florestas e nas demais formas de vegetação, sem licença ou registro da autoridade competente. A pena é de detenção de três meses a um ano, e multa.

Os procedimentos policiais foram encaminhados para a Justiça. As informações são da Polícia Civil do Pará.

POST : WALDEMIR SANTOS 

INFO : (DOL)

waldemir

Radialista/Blogueiro,