Número de acidentes de trânsito preocupa autoridades no Pará

Mais de 80% das vítimas de acidentes de trânsito atendidos no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, nordeste do estado, são causados por acidentes de motos. A constatação preocupa as autoridades de saúde da região.

Alter do Chão abre a folia com o tradicional carnaval do ‘mela-mela’

A partir dos dados, a Secretaria de Saúde Municipal e o hospital iniciaram uma articulação para elaborar estratégicas de educação em saúde com o objetivo de reduzir esse número.

De acordo com o diretor executivo do HRPL, Júlio Garcia, os números podem ser bem maiores. “Iniciamos o monitoramento por indicadores em junho de 2016, e nesse período, constatamos que dos 273 casos de acidentes de trânsito,  227 foram causados por motos”, revelou.

Para ele, a estatística preocupa já que esses casos são atendidos na urgência e emergência do hospital, para onde são encaminhados somente usuários em estado de grave. O HRPL atende uma região que abrange 22 municípios com cerca de 800 mil habitantes.

As autoridades pedem prudência durante as festas de carnaval. “É extremamente necessária a atenção e o respeito ás leis de trânsito e à vida, sempre”, comenta. O HRPL é um hospital do governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

POST:WALDEMIR SANTOS

COM INFO:G1PA

 

 

 

waldemir

Radialista/Blogueiro,