Romaria do décimo sétimo congresso nacional Eucarístico che a Santarem neste sabado.

A Romaria Fluvial do 17º Congresso Eucarístico Nacional que saiu de Manaus (AM) na última segunda-feira (8) transportando o Santíssimo Sacramento que tem como destino o congresso que acontece em Belém de 15 a 21 deste mês, chega a Santarém neste sábado (13). E durante a permanência a passagem da romaria por Santarém, a diocese realizará programação que conta com caminhada, missas, adoração e carreata.

Para o bispo da diocese de Santarém, Dom Flávio Giovenale, receber Cristo Eucarístico nesse momento tão importante para a Igreja Católica no Brasil tem um significado especial. “A presença do Santíssimo entre nós é a nossa forma de também participar do Congresso Eucarístico Nacional. A presença de Jesus, que está presente na hóstia consagrada, é sempre o momento de bênçãos para todos. Convidamos as pessoas a participarem desses momentos para pedirmos bênçãos para todo o povo de Santarém”.

De acordo com informações da Pastoral de Comunicação da Diocese de Santarém, a embarcação da Marinha do Brasil que traz o Santíssimo Sacramento deve atracar no trapiche do Terminal Fluvial Turístico – TFT, por volta das 16h de sábado. Na chegada, o símbolo da Eucaristia será levado em procissão até a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde haverá adoração ao Santíssimo até o início da missa marcada para às 19h30.

Uma carreata será realizada logo após a celebração, conduzindo o ostensório até à igreja do Santíssimo Sacramento. A carreata seguirá da frente da Catedral de Nossa Senhora da Conceição pela Travessa dos Mártires, Avenida São Sebastião, Travessa Turiano Meira e Avenida Marabá. Na igreja do Santíssimo haverá adoração até a meia-noite.

No domingo (14), a programação prosseguirá na Igreja do Santíssimo com a adoração a partir das 6h, e às 7h haverá celebração da santa missa. Após a celebração, ainda terá adoração até às 9h. Em seguida, o ostensório retornará em carreata para o Terminal Fluvial Turístico, de onde a romaria sairá às 10h rumo a Belém.

  • EUCARISTIA E PARTILHA

O 17º Congresso Eucarístico Nacional tem como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e o lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”.

O propósito do evento é ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real de Jesus Cristo.

De Santarém, além do bispo Dom Flávio, alguns padres da Diocese de Santarém irão participar do Congresso Eucarístico Nacional.

Fonte: oestadoNete

waldemir

Radialista/Blogueiro,